sábado, 30 de março de 2013

Internet e Educação - O internetês como variação linguística



Esse realmente foi o tema mais abordado durante a disciplina devido à importância e propagação que apresenta, sobretudo na atualidade. A responsabilidade dos colegas que apresentaram foi grande, mas deu tudo certo!
 
Como eu sei que essa temática é bastante ampla, sinalizei (desde o título) o recorte que iria fazer. Na verdade, durante o seminário essa ideia não foi apresentada. A nossa professora contribuiu bastante ao final da apresentação dos colegas trazendo essa questão. Por que isso é tão representativo (principalmente para mim)? Porque quando se fala do uso da internet no espaço escolar há um discurso errôneo de que a linguagem utilizada na internet atrapalha o desenvolvimento do aluno na modalidade escrita da língua. O que na verdade não tem ligação alguma. O cerne do problema está na falta de discussão em sala sobre VARIAÇÃO LINGUÍSTICA! O chamado internetês não passa de uma variedade da língua, a qual apresenta um aspecto inegável da mesma: a economia linguística (tendência a se reduzir). Pensar na língua como uma roupa que deve ser usada de acordo com as ocasiões é uma ideia simples e compreensível, mas a escola e uma parte da sociedade não têm interesse algum de apresentar isso na sala de aula. Na verdade, isso é uma questão muito mais política que linguística!
 
Indico que todos envolvidos na/com a educação compreendam essas questões linguísticas. Um estudioso (fantástico, por sinal) que traz ideias interessantíssimas acerca disso é Marcos Bagno. Sugestão? Fiquem atentos ao que esse cara diz e tem a dizer! https://www.youtube.com/watch?v=nJdhjGnnXwY
 
 
Essa temática me atinge diretamente, pois sou estudante de Letras Vernáculas. A desconstrução dos discursos tradicionais (tanto para língua quanto para o uso de tecnologias) é uma tarefa árdua, mas farei parte desse processo!
 
No mais, é isso!

Um comentário:

  1. Boas observações! Fica nítido o teu crescimento no uso da linguagem hipertextual aqui no espaço do blog. Parabéns!!!

    ResponderExcluir